FONTE SOLAR ULTRAPASSOU A MARCA DE 25 GW DE POTÊNCIA INSTALADA NO BRASIL

Rodrigo-Sauaia-Presidente-ABSOLAR (1)A fonte solar ultrapassou a marca de 25 GW de potência instalada no Brasil, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos. O dado foi revelado hoje (10) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Assim, a fonte já corresponde a 11,6 % de toda a matriz elétrica do país.

De acordo com a Absolar, em um ano, a energia solar cresceu aproximadamente 76%, saltando de 14,2 GW para 25 GW. Desde julho do ano passado, a fonte solar tem crescido, em média, 1 GW por mês: julho (16,4 GW), agosto (17,5 GW), setembro (18,6 GW), outubro (21,1 GW), novembro (22 GW), dezembro (23 GW), janeiro de 2023 (24 GW) e fevereiro deste ano (25 GW).

Ainda segundo a associação, desde 2012, a fonte solar já trouxe ao Brasil cerca de R$ 125,3 bilhões em novos investimentos, mais de R$ 39,4 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 750,2 mil empregos acumulados. Com isso, também evitou a emissão de 33,4 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

O Brasil possui cerca de 7,8 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte. Já no segmento de geração própria de energia, são 17,2 GW de potência instalada da fonte solar.  “O crescimento da fonte solar fortalece a sustentabilidade e a competitividade dos setores produtivos, além de beneficiar todos os consumidores brasileiros, fatores cada vez mais importantes para a economia nacional e para o cumprimento dos compromissos ambientais assumidos pelo País”, avaliou o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of